segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Assalto a banco filmado em detalhes





Caros alunos estamos iniciando nossos estudos através do fóruns de conteúdo.
Este será o Fórum nr 2 – referente ao módulo 1 do material.

Tivemos neste módulo uma introdução ao que é Gerenciamento de Crises, seus conceitos e características.

Vimos que de acordo com a doutrina norte-americana formulada pela Academia Nacional do FBI (EUA), são enumeradas três características principais acerca dessa modalidade de ocorrência:

AMEAÇA À VIDA – Configura-se como um componente essencial do evento crítico, mesmo quando a vida em risco é a do próprio indivíduo causador da crise. Assim, por exemplo, se alguém ameaça se jogar do alto de um prédio, buscando suicidar-se, essa situação é caracterizada como uma crise, ainda que inexistam outras vidas em perigo.

IMPREVISIBILIDADE – A crise é não-seletiva e inesperada, isto é, qualquer pessoa ou instituição pode ser atingida a qualquer instante, em qualquer local, a qualquer hora. Sabemos que ela vai acontecer, mas não podemos prever quando. Sendo assim, as instituições policiais não podem se valer da possibilidade de se preparar tão somente quando o evento crítico acontecer, devemos estar preparados para enfrentar qualquer crise.

COMPRESSÃO DE TEMPO (urgência) – Os processos decisórios que envolvem discussões para adoção de posturas no ambiente operacional devem ser realizados, em um curto espaço de tempo. Os eventos cruciais de alta complexidade impõem às autoridades policiais responsáveis pelo seu gerenciamento: urgência, agilidade e rapidez nas decisões. O gerenciamento de uma crise deve ser trabalhado sob uma compreensão de tempo e considerando os mais complexos problemas: sejam sociais, econômicos, políticos e ideológicos.”

NECESSIDADE DE:
1 -Postura organizacional não-rotineira:
2 - Planejamento analítico especial e capacidade de implementação:
3 - Considerações legais especiais:


***********************

De posse do vídeos que lhes mandei no dia 24/02/2011, argumente quanto às três características principais acerca da modalidade de ocorrência de “crise” falando se elas estão presente no vídeo.

Quanto à postura organizacional não-rotineira, registrei sua opinião/ ponto de vista ou faça uma análise crítica do quanto ao fato ocorrido, a partir do vídeo.

Bons estudos e sucessos.

Att.

Umberto - Tutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário