terça-feira, 15 de março de 2011

Critérios de ação - Gerenciamento de Crises





Dando continuidade aos nossos trabalhos no Curso estou criando hoje nosso terceiro fórum.
Remetendo ao conteúdo do módulo 2 do material, vamos fazer uma análise quanto aos critérios de ação numa situação de crise.

De posse do vídeo que estou disponibilizando aos senhores argumente quanto à ação da PMERJ, sob a ótica dos critérios de ação, se foi verificada a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade, na ocorrência de refém no Bairro da Tijuca – Cidade do Rio de Janeiro.

Fato: Autor de posse de granada mantém uma refém.
Ação: Morte do seqüestrador.


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Materiais acerca do tema:

1- Material do Curso: Módulo 2 – Dos critérios de ação;
2- Apostila do Curso de Formação de Agente e Escrivão de Polícia 2008 – Estado da Bahia, cujo o fragmento segue abaixo:

“Fragmento extraído da Apostila do CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTE E ESCRIVÃO DE POLÍCIA 2008 do Estado da Bahia.


CRITÉRIOS DE AÇÃO

No decorrer do processo do gerenciamento de uma crise, o GERENTE DA CRISE (mais alta autoridade presente no teatro de operações) tomará decisões das mais diversas espécies e pertinentes aos mais variados assuntos. Para balizar e facilitar o processo decisório no curso de uma crise, a doutrina estabelece o que se chamam critérios de ação, que se traduzem em referenciais para nortear a tomada de decisões.
A doutrina de Gerenciamento de Crises do FBI estabelece três critérios de ação, a saber: a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade.

1 - O critério da necessidade indica que toda e qualquer ação somente deve ser implementada quando for indispensável.
2 - O critério da validade do risco, nos mostra que toda e qualquer ação têm que levar em conta se os riscos dela advindos são compensados pelos resultados.
3 - A aceitabilidade, implica em que toda ação deve ter respaldo legal, moral e ético.
ACEITABILIDADE LEGAL – Toda decisão deve ser tomada com base nos princípios ditados pelas leis.
ACEITABILIDADE MORAL – Toda decisão para ser tomada deve levar em consideração aspectos de moralidade e bons costumes.
ACEITABILIDADE ÉTICA – O responsável pelo gerenciamento da crise, ao tomar uma decisão, deve fazê-lo lembrando que, o resultado da mesma não pode exigir de seus comandados a prática de ações que causem constrangimentos à corporação policial.

Resumindo, o GERENTE DA CRISE, no momento das suas tomadas de decisões, deve estar a todo o momento se questionando sobre as suas determinações ou decisões: É necessário correr este risco ou existe uma outra forma de se resolver? Vale a pena correr este risco? A minha decisão possui um respaldo legal, esta dentro dos princípios morais e éticos da sociedade?”

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