Está acontecendo pelo Mundo

Loading...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Quarto fórum de conteúdo - Ciclo 24

video

video


======= /// =======

Dando continuidade às nossas atividades iniciamos agora o fórum referente ao módulo nr 4 do material do curso.

Antes de iniciarmos a temática da atividade, me senti na obrigação de destacar algumas partes deste módulo.

a) “Espera-se que o encarregado de aplicação da lei tenha a capacidade de distinguir entre inúmeras tonalidades de cinza, em vez de apenas fazer a distinção entre o preto e branco, certo ou errado. (C.ROVER)”.

b) “O treinamento e a experiência melhoram a capacidade do Agente de Segurança Pública para verbalizar. As palavras-chave na aplicação da lei serão negociação, mediação, persuasão e resolução de conflitos. A comunicação é o caminho preferível para se alcançar os objetivos de uma aplicação da lei legítima (ROVER).”

Vocês também virão quando do acesso ao materiais disponibilizados, através do módulo de conteúdo e de apresentação, que o uso da força é um tema que envolve diversos tópicos, dentre eles, a utilização da arma de fogo, que é qualificado como sendo último recurso/medida extrema de intervenção do EAL. (http://ead.senasp.gov.br/modulos/educacional/conteudo/01068/anexos/saibamais1.pdf).

Quanto ao uso diferenciado da força, no material é feita a seguinte citação: “Uma vez que existam resistências e agressões em variadas formas e níveis de intensidade, o Agente de Segurança Pública terá que adequar sua reação à intensidade da agressão, estabelecendo formas de comandar e direcionar o suspeito, provendo seu controle. (MOREIRA, 2001).”


Também foi falado que o o Uso Diferenciado da Força consiste na avaliação de três situações distintas:

• Percepção do Agente de Segurança Pública em relação ao individuo suspeito;
• Alternativas do Uso da Força;
• Resposta do Agente de Segurança Pública.

Diante disso é importante enfatizar que você EAL é quem decidirá a respeito da utilização de força com base em sua percepção do indivíduo suspeito, dentro de circunstâncias que são tensas, incertas e rapidamente envolventes.

Continuando os estudos do módulo em questão os senhores também virão “Os níveis de resistência da pessoa abordada.” Foram apontados os seguintes níveis que descrevem a conduta/ação de um indivíduo suspeito: suspeito cooperativo, passivo e ativo,

Foi falado da questão do controle de contato, postura de abordagem com as mãos livres e também do uso da força potencialmente letal, sendo citado a Proposta de Modelo de uso de força .



========= /// =========

Atividade proposta para este fórum:

No módulo em estudo foi falado que ... “A pessoa abordada durante a intervenção do Agente de Segurança Pública pode atender ou não às determinações por ele dadas, ou seja, ela poderá colaborar ou resistir à abordagem. O seu comportamento é classificado em níveis que devem ser entendidos de forma dinâmica, uma vez que podem subir, gradual ou repentinamente, do primeiro nível até o último, ou terem início em qualquer nível e subir ou descer.” pag 4.

1)Os senhores terão à disposição para esta atividade dois vídeos.
2)Escolha um deles e argumente quanto ao que foi estudado durante deste módulo e pelo que foi apontado acima.
3)Faça uma análise da ação policial quanto à questão dos níveis de resistência da pessoa abordada. Veja se o uso do equipamento feito pelo policial foi adequando e proporcional ao nível de forma/ameaça apresentada pelos indivíduos/autores.

===>>> SINTA-SE LIVRE PARA ARGUMENTAR..


========= /// =========

Observações:

1)Para assistir o vídeo, em seu computador, você deve ter um programa com codec atualizado para executar vídeos em RMVB;
2)Caso não queria instalar nenhum novo programa, você também pode assisti-lo no meu blog, conforme link postado acima;

========= /// =========

Bons estudos e fiquem com Deus.

Att.

Umberto – Tutor

“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.” Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário