segunda-feira, 28 de março de 2011

Treinamento de Gereciamento de Crise

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ação policial com êxito




Caros amigos eu já havia lido na internet sobre este episódio.
Na data de ontem recebi uma mensagem de um aluno do curso de Gerenciamento de Crises, Geovane Nobre, que queria me falar desta acontecimento.

Gostei muito da preocupação desse aluno em me avisar sobre uma acontecimento, que poderia ser utilizado em nosso curso. Assim sendo consegui baixar o vídeo na internet e estou postando no blog aos interessados.

Vou utilizá-lo em um de nossos fóruns de conteúdo, estarei preparando o fórum e adequando o material.

Abraços a todos e desde já agradeço ao Geovane Nobre pela preocupação.

Bons estudos a todos, att.

Umberto - Tutor

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Matéria relacionada à ocorrência:

Assaltante morto depois de fazer refém por duas horas
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
15/03/2011 |08h34 | Garanhuns

Um homem foi morto e uma operação realizada na noite de ontem para por fim a um assalto a uma farmácia na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O estabelecimento foi invadido por dois homens e a funcionária Edivânia Galdino, de 37 anos, foi feita refém por duas horas, sendo ameaçada com uma faca.
A polícia chegou e começou a negociar com um dos assaltantes,identificado como Leonardo Bezerra da Silva, de 21 anos. Um policial aproveitou um momento de descuido do rapaz, quando ele colocou a vítima em sua frente de joelhos, e atirou na cabeça dele, que morreu na hora. Segundo a polícia, o rapaz teria sido preso na semana passada e teria envolvimento com drogas.
A atendente de farmácia foi levada em estado de choque a um hospital da cidade. O outro bandido consegiu fugir antes do desfecho do caso.
De acordo com Erlan Cardoso, gerente da farmácia Drogavivo, localizada na avenida Rui Barbosa, o assalto começou por volta das 21h quando havia na loja três clientes, um deles um policial militar a paisano. Ao sair do estabelcimento, o PM foi visto com uma arma na mão por policiais que passavam em uma viatura e pensaram se tratar de um bandido. Desfeito o mal entendido, todos os policiais e mais policiais civis e bombeiros, totalizando 20 homens, participaram da operação. Ainda segundo o gerente, a funcionária trabalhava na farmácia há dois meses.
Com informações do repórter Raphael Guerra


Link: http://www.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/nota.asp?materia=20110315083425

terça-feira, 15 de março de 2011

Critérios de ação - Gerenciamento de Crises





Dando continuidade aos nossos trabalhos no Curso estou criando hoje nosso terceiro fórum.
Remetendo ao conteúdo do módulo 2 do material, vamos fazer uma análise quanto aos critérios de ação numa situação de crise.

De posse do vídeo que estou disponibilizando aos senhores argumente quanto à ação da PMERJ, sob a ótica dos critérios de ação, se foi verificada a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade, na ocorrência de refém no Bairro da Tijuca – Cidade do Rio de Janeiro.

Fato: Autor de posse de granada mantém uma refém.
Ação: Morte do seqüestrador.


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Materiais acerca do tema:

1- Material do Curso: Módulo 2 – Dos critérios de ação;
2- Apostila do Curso de Formação de Agente e Escrivão de Polícia 2008 – Estado da Bahia, cujo o fragmento segue abaixo:

“Fragmento extraído da Apostila do CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTE E ESCRIVÃO DE POLÍCIA 2008 do Estado da Bahia.


CRITÉRIOS DE AÇÃO

No decorrer do processo do gerenciamento de uma crise, o GERENTE DA CRISE (mais alta autoridade presente no teatro de operações) tomará decisões das mais diversas espécies e pertinentes aos mais variados assuntos. Para balizar e facilitar o processo decisório no curso de uma crise, a doutrina estabelece o que se chamam critérios de ação, que se traduzem em referenciais para nortear a tomada de decisões.
A doutrina de Gerenciamento de Crises do FBI estabelece três critérios de ação, a saber: a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade.

1 - O critério da necessidade indica que toda e qualquer ação somente deve ser implementada quando for indispensável.
2 - O critério da validade do risco, nos mostra que toda e qualquer ação têm que levar em conta se os riscos dela advindos são compensados pelos resultados.
3 - A aceitabilidade, implica em que toda ação deve ter respaldo legal, moral e ético.
ACEITABILIDADE LEGAL – Toda decisão deve ser tomada com base nos princípios ditados pelas leis.
ACEITABILIDADE MORAL – Toda decisão para ser tomada deve levar em consideração aspectos de moralidade e bons costumes.
ACEITABILIDADE ÉTICA – O responsável pelo gerenciamento da crise, ao tomar uma decisão, deve fazê-lo lembrando que, o resultado da mesma não pode exigir de seus comandados a prática de ações que causem constrangimentos à corporação policial.

Resumindo, o GERENTE DA CRISE, no momento das suas tomadas de decisões, deve estar a todo o momento se questionando sobre as suas determinações ou decisões: É necessário correr este risco ou existe uma outra forma de se resolver? Vale a pena correr este risco? A minha decisão possui um respaldo legal, esta dentro dos princípios morais e éticos da sociedade?”